A Lavagem a seco é um termo muito utilizado nos dias de hoje, porém nem todos sabem exatamente como funciona esse processo de limpeza e alguns acabam adotando o termo de forma equivocada.
A limpeza a seco ocorre quando substituímos a água por um solvente químico que por sinal não deixa de ser um liquido.
Realiza-se este processo, pois nem todo tecido é compatível à água. Alguns, principalmente os mais delicados, como ternos e vestidos necessitam serem lavados a seco. Se repararmos em nosso guarda roupas vamos observar a indicação de lavagem a seco em muitas das etiquetas de nossas peças.
Isso ocorre, pois a água incha a fibra dos tecidos e quando ele seca, pode encolher e deformar. Além disso, a lavagem a seco é muito eficaz na remoção de manchas de graxas e gorduras.
A descoberta da lavagem a seco ocorreu por acaso. Em 1855, quando a empregada do francês Jean-Baptiste Jolly teria derrubado acidentalmente uma lamparina sobre uma toalha de mesa que ficou molhada de terebintina (um solvente inflamável). Jolly reparou que após seca, as manchas existentes na toalha sumiram. A partir daí, ele desenvolveu um método de uso do produto e abriu a primeira casa de limpeza a seco, em Paris.
O problema é que os solventes iniciais, derivados do petróleo, eram altamente inflamáveis, e muitas vezes ocasionavam incêndios.
Foi só na década de 1950 que o processo se popularizou, na Europa e EUA graças a novas máquinas e, principalmente, ao uso do tetracloroetileno e posteriormente do hidrocarboneto solventes que não pegam fogo, evaporam rápido e limpam melhor que as substâncias anteriormente. Até hoje, eles são os produto utilizados na maioria das lavagens a seco.
Como é o Processo de lavagem de roupas a seco?
Primeiro as peças de vestuário recebem um tratamento manual onde é realizada a aplicação de produtos específicos nos locais com manchas e sujidade elevada. Nesta fase são removidos materiais que não são adequados para a limpeza a seco (como alguns tipos de botões e aplicações).
A máquina utilizada é especial para este tipo de lavagem, porém tem o funcionamento semelhante às máquinas de lavar roupas comuns, agitando as peças com o solvente no lugar da água, provocando ação mecânica para auxiliar na remoção de manchas. A temperatura também é controlada a cerca de 25 graus Celsius. Após a lavagem, as peças são centrifugadas e secas na mesma máquina.
Durante o ciclo de secagem, a temperatura não passa dos 55 graus Celsius, o que faz com que o solvente evapore rapidamente por ser mais volátil que a água, não havendo riscos de danificar as roupas. Assim que o ciclo de secagem acaba as peças são retiradas da máquina, vistoriadas, passadas e, possíveis acessórios que foram retirados são colocados novamente, para serem embaladas e entregues ao cliente.
O processo é excelente para suas roupas e para o ambiente, não utiliza água e o solvente não é descartado no ambiente, pois após utilizado a máquina realiza sua limpeza através de um processo de filtragem e decantação, ficando este totalmente limpo e puro podendo ser reutilizado em outros processos.
O que pode ser lavado a seco?
A lavagem a seco é recomendada para estofados em geral como sofás, pufes, cadeiras acolchoadas, roupas em geral e diversos itens de decoração.
Uma lavanderia pode ajudar de várias maneiras, algumas delas incluem: Conveniência: Uma lavanderia pode oferecer…
Aqui estão algumas ideias para organização para cada cômodo da sua casa:…
Sim, existem vários tipos de algodão, cada um com suas próprias características e propriedades.…
Remover slime pode ser um desafio, mas há algumas coisas que você pode fazer…
Aqui estão algumas dicas importantes para cuidar de carrinhos, cadeirinhas e bebê-conforto: Limpeza: Mantenha…
Origem do jeans: O jeans foi inventado na Califórnia nos anos 1850 por Levi Strauss…
This website uses cookies.